Conhecer o consumidor, seus hábitos, gostos e medos, é
fundamental para ser mais assertivo nos produtos oferecidos e na comunicação
com o mercado.
O marketing digital é muito mais do que uma
simples divulgação, trata-se de um processo que compreende desde os
primeiros passos, ou seja, a concepção do produto, até o seu destino final: a
comunicação com o público e consumo. Para isso, a obtenção e a análise de
dados são fundamentais para qualquer empresa. Com diversas tecnologias à nossa
disposição, é possível entender melhor as informações para usá-las de maneira
estratégica.
Uma abordagem direta com os consumidores possibilita o melhor
desenvolvimento de produtos ou a adaptação de produtos já existentes. Uma das
ferramentas que pode ser utilizada é a pesquisa com os públicos de interesse.
No cenário atual, o consumidor possui novas demandas e
características marcantes: é altamente informado, inteligente e rápido, deseja
ser compreendido e atendido depressa. Para a indústria, o desafio é entender o
que oferecer aos clientes, tão importante quanto como oferecer. E é a análise
de dados que possibilita identificar tendências e entender o que é melhor
para o seu público.
Cada consumidor tem um perfil. A indústria pode traduzir as
informações em uma comunicação não invasiva e mais amigável, que vá ao encontro
da visão de mundo que seu público tem.
Com as ferramentas corretas, o marketing digital consegue acompanhar o consumidor. Isso é possível por meio de
estratégias de comunicação, com a criação de buyer personas (um perfil semifictício que representa o público-alvo de determinado produto), a
atuação em redes sociais, inbound e outbound, e muito
mais.
Inbound marketing: é uma estratégia que busca atrair e despertar o interesse do
consumidor, com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. São
utilizados textos, postagens e vídeos, por exemplo, em sua maioria sem vendas,
apenas focado no conteúdo.
Outbound marketing: é a estratégia mais tradicional, composta por propagandas
físicas e digitais, que oferecem um produto ou serviço ao consumidor.
Com o melhor aproveitamento de dados
(informações sobre hábitos, gostos, desejos, rendas, composição familiar,
dentre outros), é possível ter um melhor aproveitamento na precificação de um
produto. Atualmente, esse processo evoluiu e se apresenta mais dinâmico,
adaptado ao consumidor.
Um exemplo seria a criação de embalagens com
menor quantidade de um alimento, para quem deseja consumir pequenas porções
durante o dia, como já pode ser visto em algumas marcas de cereais, sem excluir
as embalagens maiores. Também pode-se pensar em produtos adaptados a uma
determinada rotina, como os lanches rápidos (congelados ou frescos)
O marketing digital é muito mais do que uma simples divulgação,
trata-se de um processo que compreende desde os primeiros passos, ou seja, a
concepção do produto, até o seu destino final: a comunicação com o público e
consumo. Para isso, a obtenção e a análise de dados são fundamentais para
qualquer empresa. Com diversas tecnologias à nossa disposição, é possível
entender melhor as informações para usá-las de maneira estratégica.
Uma abordagem direta com os consumidores possibilita o melhor
desenvolvimento de produtos ou a adaptação de produtos já existentes. Uma das
ferramentas que pode ser utilizada é a pesquisa com os públicos de interesse.
No cenário atual, o consumidor possui novas demandas e
características marcantes: é altamente informado, inteligente e rápido, deseja
ser compreendido e atendido depressa. Para a indústria, o desafio é entender o
que oferecer aos clientes, tão importante quanto como oferecer. E é a análise
de dados que possibilita identificar tendências e entender o que é melhor
para o seu público.
Cada consumidor tem um perfil. A indústria pode traduzir as
informações em uma comunicação não invasiva e mais amigável, que vá ao encontro
da visão de mundo que seu público tem.
Nesse contexto, as redes sociais devem ser encaradas como
vitrines virtuais que proporcionam um conhecimento melhor de seu público-alvo e
auxiliam na criação de estratégias. A construção do perfil da marca, com o
discurso alinhado com o consumidor e uma boa identidade visual, é fundamental
para a sua valorização no ambiente online.
É nele que o público irá encontrar a marca, conhecê-la e se relacionar com ela.
Oferecer descontos, promoções e interagir com os usuários das redes sociais
também são pontos importantes que ajudam a gerar mais engajamento com o
público.
Estratégias bem estruturadas de marketing digital, associadas a
um conteúdo valioso, geram benefícios para a marca, trazendo uma presença forte
na internet e melhorando seu posicionamento de mercado. Também auxilia na construção
de uma audiência qualificada, atraindo usuários que tenham afinidade e estejam
realmente interessados no produto ou serviço oferecido pela empresa.